Terapia Ocupacional em Alta Complexidade Avaliação o que faz?


O terapeuta ocupacional avalia o desempenho ocupacional a partir do estado funcional, no contexto hospitalar e cuidados paliativos, estabelece as intervenções para proteger as capacidades do paciente e reduzir suas incapacidades, sendo também responsável pela planificação e execução de um programa variado de atividades terapêuticas, que podem ser compartilhadas com outros profissionais (MORA, 2005).
Durante o processo de avaliação, consideram-se: as queixas do paciente; os aspectos sensório-motores e cognitivos, o grau de independência no desempenho ocupacional, a presença de sintomas incapacitantes e o declínio físico e psíquico. Por consequência, identificam-se os problemas para a proposição das condutas em um plano de ação individualizado e multiprofissional, com o estabelecimento de metas cabíveis, junto ao paciente e cuidador. Esse processo é dinâmico e passível de alterações a qualquer momento.
A matéria em Alta Complexidade Avaliação dá um introdutório aos alunos em como avaliar o paciente em diferentes contexto. Este trabalho é apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Terapia Ocupacional na Atenção de Alta Complexidade no curso de Terapia Ocupacional, na Universidade de Brasília Faculdade da Ceilândia.
Professoras: Leticia Meda Vendrusculo Fangel e Caroline de Oliveira Alves.

Comentários

  1. Muito boa a sua matéria, vai ajudar muitos a entender um pouco do que faz esse profissional e tbm mostrar a importância do seu trabalho
    na vida do cliente. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário