Aula 6- Idade Cronológica X Idade Corrigida (23/04/2019)



 Idade Cronológica- É a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele após o nascimento. Exemplo: Um bebê que nasceu em 10 de Setembro, terá 3 meses em Novembro segundo sua idade Cronológica.                     NIdade corrigida,  temos a idade ajustada ao grau de prematuridade, sendo a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas. Devemos levar em consideração a idade corrigida, pois ela pode interferir no desenvolvimento, pois os bebês com idade corrigida não tem uma maturação que é exigida.

   Como calcular idade corrigida:  
   A idade de todo prematuro deve ser corrigida para o termo, sendo considerado o feto de 40 semanas, por exemplo: um bebê nascido com 35 semanas e com 2 meses de vida - sua idade cronológica é 2 meses, mas sua idade corrigida é de 3 semanas (2 meses = 8 semanas; faltavam 5 semanas para completar 40, restaram 3 semanas). 
   O prematuro, isto é, bebês nascidos com idade gestacional menor que 37 semanas exige um acompanhamento diferenciado tendo em vista suas particularidades. 
  Geralmente são baixo peso (PN < 2500g), sendo PIG ou AIG, passaram por algum “stress” ao nascimento, tiveram maior probabilidade de “distress” respiratório com possível oxigênio-terapia e suas consequências como displasia broncopulmonar e retinopatia da prematuridade, maior risco de hemorragia intracraniana e lesões cerebrais (por isquemia ou pela própria prematuridade); maior risco de anemia e osteopenia da prematuridade; maior risco de cardiopatia (canal arterial). 
 Um n° significativo deles desenvolve problemas mais sutis, tais como dificuldade de aprendizagem, problemas de fala e linguagem. 
  A mãe e família deste bebê se encontram, na maior parte das vezes, inseguras ao cuidar deste ser tão frágil e necessitam também de uma atenção e apoio diferenciados, por isso os profissionais da saúde são de extrema importância nesse momento, auxiliando a família e o mais novo bebê. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Ocupacional em Alta Complexidade Avaliação o que faz?