Aula Prática 3 (18/06/2019) Desenvolvimento infantil e a importância da caderneta de saúde:



 Nesta aula foi ministrado como aplicar o teste Denver, avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças e a importância do cartão de vacina que acompanha esse crescimento infantil. 
      O teste Denver, avalia quatro áreas do desenvolvimento neuropsicomotor: motor-grosseiro, motor fino-adaptativo, linguagem e pessoal-social. O qual pode ser feito ainda na triagem para identificar se a criança tem ou não atraso em seu desenvolvimento. 
     O crescimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da criança. 
  Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança: estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos); estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos); estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11-12 anos); e estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos). 
No contexto de analisar essa evolução infantil, notou-se que é necessário também analisar o cartão de vacina da criança, o qual deve estar atualizado e a criança com as vacinas em dia. Pois, a vacina é um contrato social, e o cartão contém registros importantes que o profissional da saúde tem que saber. Então é sempre importante olhar o cartão de vacina, pra ver o acompanhamento dessa criança ao longo dos anos. 
   No cartão de vacina, além das próprias vacinas obrigatórias a criança, tem muitas informações que podem influenciar na avaliação e tratamento dessa criança. O perímetro cefálico é uma dessas informações, o qual mostra o crescimento craniano desde o nascimento da criança, se pode haver hidrocefalia ou até mesmo microcefalia por exemplo. 
  Na hidrocefalia há um crescimento anormal que ocorre devido à acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano dentro do crânio, que pode levar a alterações comportamentais e cognitivas. Já na microcefalia que pode ser causada pelo vírus da Zika, há uma falta de crescimento crânio cefálico, supõe-se que ela pode gerar um atraso no desenvolvimento cognitivo, dificultando a fala e mobilidade, por exemplo. 
  Com isso, é necessário verificar essas e outras informações no cartão de vacina da criança, visto que esse cartão só se difere de menino pra menina em questões como peso, estatura e crescimento cefálico. É importante também conferir o teste do pezinho pra verificar se a criança já teve ou tem alguma doença, teste da orelhinha, teste da linguinha e também do coração.  
   Contudo, a caderneta de vacinação é também uma das formas de avaliar o desenvolvimento infantil, ela contém também informações de como ocorre o desenvolvimento dessa criança, que muitas vezes é negligenciado pelos pais, o que pode ser evitado com uma breve explicação do profissional da saúde sobre essa caderneta desde o nascimento da criança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Ocupacional em Alta Complexidade Avaliação o que faz?